sábado, 29 de setembro de 2018

Bolsonaro e a autoverdade - Eliane Brum

Compartilhemos aqui no Tirinhas de Filosofia um artigo muito esclarecedor de Eliane Brum, publicado pelo site do jornal El País. O texto disseca o comportamento de eleitores de Jair Bolsonaro. Por que alguns fecham os olhos para a realidade? Ela destaca que o ato de dizer está sendo para muitos mais importante que o conteúdo da mensagem, se o que é dito é verdadeiro ou não. E lança uma preocupação: a autoverdade pode mudar os rumos do país. Para pior.

Nas palavras dela:
"Embora o conteúdo do que Bolsonaro diz obviamente influencia no apoio do seu eleitorado, me parece que ele é mais beneficiado pelo fenômeno que aqui estou chamando de autoverdade. O ato de dizer “tudo” e o como diz o que diz parece ser mais importante do que o conteúdo. A estética é decodificada como ética. Ou colocada no mesmo lugar. E este não é um dado qualquer. Por isso também é possível se desconectar do conteúdo real de suas falas, como fazem tantos de seus eleitores. E por isso é tão difícil que a sua desconstrução, por meio do conteúdo, tenha efeito sobre os seus eleitores. Quando a imprensa mostra que Bolsonaro se revelou um deputado medíocre, que ganhou seu salário e benefícios fazendo quase nada no Congresso, quando mostra que ele nada tem de novo, mas sim é um político tão tradicional como outros ou até mais tradicional do que muitos, quando mostra que falta consistência no seu discurso, assim como projeto que justifique seu pleito à presidência, há pouco ou nenhum efeito sobre os seus eleitores. Porque o conteúdo pouco importa. As agências de checagem são um bom instrumento para combater as notícias e as declarações falsas de candidatos, mas têm pouca eficácia para combater a autoverdade."
Leia o texto completo aqui.


E o PT?

A opinião de Eliane Brum, aqui direcionada para o universo bolsonariano, também pode ser aplicada sobre a parcela de eleitores do PT que questionam a prisão de Lula e acusam o judiciário de um complô contra o ex-presidente. Negar a legitimidade das decisões judiciais de três instâncias não seria um modo de impor sua autoverdade? (Embora os petistas tenham razão em questionar porque o processo de Lula andou mais rápido do que investigações contra Aécio, Serra, Alckmin, Jucá, Moreira Franco, Temer, etc. - a lista é longa.)

Tirinha sobre o impeachment

Podemos encontrar a autoverdade de Eliane Brum em uma tirinha de 2015, feita por Caetano Cury, do site Téo & O Mini Mundo - Tirinhas de Filosofia. É uma história em quadrinhos que satiriza os brasileiros que comemoravam que o governo de Dilma Rousseff ia mal. Era a turma do "quanto pior, melhor". De que lado você estava nesta época?


Tirinha sobre o comportamento do brasileiro na época do impeachment de Dilma Rousseff.



Nenhum comentário:

Postar um comentário